Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Arno Nienow - Dois Irmãos - RS
segunda-feira, 2 de julho de 2018
Treinando o recorte com massinha de modelar - Nível A 02
Na
aula de hoje os alunos
primeiramente desenvolveram
a coordenação motora e imaginação criando objetos com massinha de
modelar. Após, os alunos modelaram uma cobrinha e cortaram com a
tesoura!!
A coordenação motora fina
está relacionada ao desenvolvimento dos músculos menores do corpo,
dentre os quais estão os das mãos e dos dedos. Ao desenvolver tal
habilidade as crianças são capazes de realizar movimentos mais
delicados e precisos que podem implicar, por exemplo, no modo como
elas pegam no lápis e na pressão que usam na escrita.
Convém
destacar que o uso da
tesoura desenvolve muito mais do que a coordenação motora fina. Ao
aprender a usá-la de modo correto os pequenos também desenvolvem
uma série de habilidades motoras e cognitivas como: Estabilidade
postural, Percepção visual, Coordenação viso
motora, Orientação
espacial e Força
muscular. (Professora Kátia)
Desenhando com cola e areia - Nível A 02
Os alunos da Turma NA2
realizaram um trabalho diferente onde primeiramente desenharam com
cola em uma folha e depois colocaram areia por cima. Quando seco,
puderam passar as mãos por cima, sentindo o trabalho com os olhos
fechados. Falamos sobre como as pessoas com deficiência visual
enxergam e sobre o braile que tem em alguns produtos para as pessoas
conseguirem ler. Muitos ficaram impressionados fazendo vários
questionamentos sobre o assunto. (Professora Katia)
Boneco de areia - Nível A 02
Os
alunos da turma NA2 confeccionaram um boneco com areia para trabalhar
o tato! Os alunos acharam muito engraçado ao perceber que o rostinho
do boneco mudava conforme apertavam!! O contato coma areia é de
fundamental importância para o desenvolvimento da coordenação
motora e criatividade na Educação Infantil. (Professora Katia)
Brincando de cabra- cega e gato mia - Nível A 02
A Cabra-Cega e gato mia são
brincadeiras que trabalham os sentidos, especialmente a audição e o
tato, já que é a única forma que a “cabra-cega” tem para
encontrar alguém. Nela trabalhamos a atenção e a percepção
sensorial dos participantes. Já o gato mia, trabalha a atenção e a
audição. Os alunos gostaram muito das brincadeiras envolvendo
nossos sentidos. (Professora Kátia)
A mágica das cores na garrafa pet - Nível A 02
As
cores estão sempre presentes em nosso dia a dia, nos vários espaços
que frequentamos, nos brinquedos, nas flores, nas roupas etc. As
crianças Da turma NA2
participaram de uma divertida mágica. Inicialmente a
professora Katia encheu
garrafas plásticas com água e colocou
sem os alunos perceberem tinta guache na tampinha. Em
seguida as crianças sacudiram
com muita força, descobrindo
que em cada uma delas a água havia mudado de cor.
Durante esta atividade os alunos trabalharam com a coordenação motora fina, as cores e criaram hipóteses sobre como a água havia mudado de cor, o que estimulou a expressão da linguagem oral e a imaginação. (Professora Katia)
Durante esta atividade os alunos trabalharam com a coordenação motora fina, as cores e criaram hipóteses sobre como a água havia mudado de cor, o que estimulou a expressão da linguagem oral e a imaginação. (Professora Katia)
Assinar:
Postagens (Atom)