segunda-feira, 2 de julho de 2018

Brincando com as cores - Nível A 01 e 02 - 02/07/18 e 05/07/18



Treinando o recorte com massinha de modelar - Nível A 02

Na aula de hoje os alunos primeiramente desenvolveram a coordenação motora e imaginação criando objetos com massinha de modelar. Após, os alunos modelaram uma cobrinha e cortaram com a tesoura!!
A coordenação motora fina está relacionada ao desenvolvimento dos músculos menores do corpo, dentre os quais estão os das mãos e dos dedos. Ao desenvolver tal habilidade as crianças são capazes de realizar movimentos mais delicados e precisos que podem implicar, por exemplo, no modo como elas pegam no lápis e na pressão que usam na escrita.
Convém destacar que o uso da tesoura desenvolve muito mais do que a coordenação motora fina. Ao aprender a usá-la de modo correto os pequenos também desenvolvem uma série de habilidades motoras e cognitivas como: Estabilidade postural, Percepção visual, Coordenação viso motora, Orientação espacial e Força muscular. (Professora Kátia)





Desenhando com cola e areia - Nível A 02

Os alunos da Turma NA2 realizaram um trabalho diferente onde primeiramente desenharam com cola em uma folha e depois colocaram areia por cima. Quando seco, puderam passar as mãos por cima, sentindo o trabalho com os olhos fechados. Falamos sobre como as pessoas com deficiência visual enxergam e sobre o braile que tem em alguns produtos para as pessoas conseguirem ler. Muitos ficaram impressionados fazendo vários questionamentos sobre o assunto. (Professora Katia)






Boneco de areia - Nível A 02

Os alunos da turma NA2 confeccionaram um boneco com areia para trabalhar o tato! Os alunos acharam muito engraçado ao perceber que o rostinho do boneco mudava conforme apertavam!! O contato coma areia é de fundamental importância para o desenvolvimento da coordenação motora e criatividade na Educação Infantil.  (Professora Katia)




Brincando de cabra- cega e gato mia - Nível A 02

A Cabra-Cega e gato mia são brincadeiras que trabalham os sentidos, especialmente a audição e o tato, já que é a única forma que a “cabra-cega” tem para encontrar alguém. Nela trabalhamos a atenção e a percepção sensorial dos participantes. Já o gato mia, trabalha a atenção e a audição. Os alunos gostaram muito das brincadeiras envolvendo nossos sentidos. (Professora Kátia)






A mágica das cores na garrafa pet - Nível A 02

As cores estão sempre presentes em nosso dia a dia, nos vários espaços que frequentamos, nos brinquedos, nas flores, nas roupas etc. As crianças Da turma NA2 participaram de uma divertida mágica. Inicialmente a professora Katia encheu garrafas plásticas com água e colocou sem os alunos perceberem tinta guache na tampinha. Em seguida as crianças sacudiram com muita força, descobrindo que em cada uma delas a água havia mudado de cor. 
Durante esta atividade os alunos trabalharam com a coordenação motora fina, as cores e criaram hipóteses sobre como a água havia mudado de cor, o que estimulou a expressão da linguagem oral e a imaginação. (Professora Katia)